Cocco Barçante, artista plástico e designer (Divulgação)

O artista plástico e designer Cocco Barçante comemora, neste mês de setembro, os 40 anos de sua carreira artística. O aniversário artístico-cultural será marcado pela exposição “Cocco Barçante – 40º graus com Arte” no Espaço Cultural da Inter Tv. A mostra fica no espaço até o dia 29, com visitação das 10 às 17h, e reúne obras do artista, que expôs pela vez no ano de 1977, no Salão da Associação Brasileira de Desenho, na Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro. Seu primeiro contato com a arte foi 1975 e aqui em Petrópolis, no Centro de Cultura Raul de Leoni, quando participou de um curso de pintura em tela. Neste mesmo ano, criou seu atelier, na casa onde viveu muitos momentos de sua infância, juntamente com sua família, e muitos anos depois, em 2013, transformou em Casa de Cultura e no ano seguinte fundou o Museu do Artesanato do Estado Rio de Janeiro, primeiro do gênero no estado.
Com um trabalho inicial voltado para a pintura em tecido e a moda, o artista realizou
exposições individuais no Brasil e no exterior, com mostra em salões de moda em Madri e Paris, e desenvolveu estamparia para grandes marcas da moda brasileira. Mas, como o foco de Cocco Barçante sempre foi o Artesanato, com o passar do tempo saiu da criação individual para uma produção coletiva, em um conceito de construção e resultados sustentáveis. Criou o projeto Sentimentos do Rio, um registro artesanal sobre a cidade do Rio de Janeiro, promovendo a valorização da identidade local e inclusão social, através das atividadesartísticas desenvolvidas nas comunidades cariocas.Neste projeto foram criados 12 painéis, traduzindo o olhar das comunidades sobre a cidade, seus monumentos e vivências, e a peça tridimensional de 1.6m de altura com as letras da palavra RIO.Atualmente Cocco Barçante desenvolve trabalhos com artesãos em todas as regiões do Estado, principalmente como designer, agregando valor estético ao produto final das artes manuais.
A exposição “Cocco Barçante – 40º graus com Arte” não só é uma mostra do fazer artístico, como,também, apresenta a construção da identidade do artista nesta trajetória. A curadoria é de Maria Elisa Churro, gestora cultural do centro municipal de artes Calouste Gulbenkian no Rio de Janeiro. Durante o período, o artista realizará algumas atividades no local:dia 19, das 9 às 11 e de 14 às 16h, Cocco recebe alunos das escolas municipais, para uma conversa sobre seus anos dedicados a arte, e a importância do trabalho coletivo para o desenvolvimento sustentável; dia 23, às 18h, será realizado o sarau Noite enSOLarada 40º de e arteamizade, com Ivone Sol e convidados; dia 29, às 14h, o artista realizará uma palestra para artesãos, sobre Design e Artesanato. Toda a programação é gratuita e todos estão convidados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.