PUBLICIDADE


 


Danças folclóricas são atrativos da festa (Divulgação)

Evento mais aguardado pelo público e o segundo maior do gênero no país, a Bauernfest chega a sua 29ª edição e já tem data marcada. De 22 de junho a 1º de julho, Petrópolis será tomada pela influência germânica com culinária típica, atividades culturais e dança folclórica na Festa do Colono Alemão. Serão 10 dias de festa em um dos principais atrativos da Cidade Imperial e palco principal do evento, o Palácio de Cristal. No ano passado, a Festa do Colono Alemão registrou público superior a 150 mil pessoas.
As novidades desta edição já começam pelo horário de funcionamento da festa, que este ano será estendido com a expectativa de aumentar o movimento nas barracas também durante a semana. Diferente do que acontecia nos últimos anos, agora, o evento mais aguardado pelos petropolitanos e turistas passa a funcionar todos os dias a partir de 10h. No ano passado, esse era o horário restrito aos fins de semana.
“O evento já é um sucesso de público. É a nossa maior festa. Mas lançamos o desafio de preencher a Bauern também de segunda à quinta-feira, durante o dia, quando o movimento é menor. Normalmente, as barracas abriam apenas a partir de 15h, e agora vamos começar o evento já pela manhã. Muitos turistas que se hospedam na cidade no período da festa terão a oportunidade de ir mais cedo, com mais calma e aproveitar melhor o evento”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Os novos horários de funcionamento da 29ª Bauernfest estavam previstos no edital de licitação das barracas de alimentação. A abertura do evento, no dia 22 de junho, será de 18h à meia noite. E a partir do dia seguinte até o encerramento a festa abrirá sempre às 10h. No total, o evento vai contar com 30 barracas, entre alimentação e bebidas, souvenir e fotografia. Elas estarão no Palácio de Cristal, na Rua Alfredo Pachá e na Praça da Liberdade. Além disso, 10 barracas com artesanato local completam a estrutura.
As comidas típicas alemãs estão entre os pontos altos da festa. Este ano, a expectativa é de que sejam consumidas 8 toneladas de salsichão, além de 130 mil litros de cerveja. Mas as barracas oferecem opções de alimentação para todos os gostos, seguindo sempre as tradições e receitas germânicas, como saladas de batata, sopa de ervilhas, goulash, doces típicos, entre diversas outras.

Concurso de cucas 
Apaixonados por cuca alemã já podem começar a desenvolver e testar suas receitas. A 29ª Bauernfest vai contar, novamente, com um concurso para escolher a melhor cuca do evento. As inscrições, que serão abertas no dia 4 de junho e terminam no dia 20 do mesmo mês, devem ser feitas no Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). O vencedor vai ganhar um jantar com um acompanhante.
O concurso será realizado no dia 23 de junho, às 16h, no Palácio de Cristal, quando os candidatos deverão levar suas cucas para serem avaliadas pelos jurados. A seleção terá duas fases: na primeira será avaliado o aspecto visual e a apresentação da cuca. Os aprovados nessa fase passarão pela avaliação gustativa, quando serão analisados critérios como: corte (o pedaço deverá permanecer o mais íntegro possível após o corte); textura e sabor da massa; textura e sabor do recheio; equilíbrio e harmonia entre os sabores; além do respeito às origens da receita.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas entre os dias 04 e 20 de junho, de 10h às 13h e de 14h às 17h no Instituto Municipal de Cultura e Esportes, que fica na Praça Visconde de Mauá, 305 (Praça da Águia), Centro. O vencedor terá como prêmio um jantar com direito a acompanhante em um restaurante da cidade, que será divulgado no dia do evento.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE