PUBLICIDADE


 


Bonecas de papel, Oficina de Origami e de Otedama, Exposição de Haicai, Concerto de Violinos e palestras e show são algumas das atrações da programação

O dia 07 de agosto, terça-feira, marca o início da Semana da Cultura do Japão, evento realizado pela Associação Nikkei de Petrópolis na Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial. Com entrada gratuita e aberto ao público, diversas atrações serão oferecidas para os interessados até o dia 11 deste mês.
Para iniciar a programação, no dia 07, às 15h, os participantes aprenderão a fazer bonecas de papel na oficina ministrada por Marília Nakamura. Em seguida, às 18h, haverá o Concerto de Violinos do Centro de Artes Suzuki. O método Suzuki consiste em ensinar a tocar instrumentos musicais, criado por um japonês, Shinichi Suzuki.
No dia 08, às 15h, Alice Matsumoto realizará uma oficina de Otedama (saquinhos de mão). Nessa oficina, os participantes aprenderão a fazer saquinhos de pano. Além de Otedama ser uma brincadeira, é muito útil para a coordenação motora e é utilizado para fisioterapia em idosos. Mais tarde, às 18h, serão apresentadas uma oficina e exposição de Haicai, que consiste em uma composição poética de origem japonesa, distribuídas em três versos: o primeiro com cinco sílabas, o segundo e o terceiro com sete.
Na quinta-feira, dia 09, às 15h, José Carlos Seabra ministrará a oficina de Kirigami. De acordo com os profissionais, Kirigami é uma arte japonesa que produz trabalhos decorativos em papel. São objetos feitos através de dobras e cortes de papel, em diversas formas e tamanhos, utilizando variadas figuras.
No penúltimo dia da Semana do Japão, sexta-feira, dia 10, às 18h30, haverá a palestra “Mangá e sua influência no ocidente”, com o professor e historiador Alessandro de Carvalho. Nesse divertido bate-papo, o professor e historiador abordará modo o como os quadrinhos japoneses influenciaram a cultura até os dias de hoje.
Encerrando a programação da Semana, no dia 11, às 15h, será realizada uma oficina de Origami com a professora Kathia Yamamoto. De acordo com a professora, Origami é a arte tradicional japonesa de dobrar papel, transformando-o em diversas figuras. Além disso, é utilizado também como recurso educacional terapêutico. Às 16h, Rodrigo Scott Muarre ministrará uma palestra com o tema “Jiu-Jitsu como estilo de vida”.
Mais tarde, às 18h, será apresentado o concerto integração Coral Cant’Vox e Coral da Cia. Musical Maestro Guerra Peixe. Os corais vão apresentar um repertório bem variado de músicas japonesas, com destaque para o coral infantil como novidade, com canções infantis do folclore japonês.Às 19h, Michiko apresentará um Show de Kimono. E às 20h, será o encerramento da Semana da Cultura do Japão.

Serviço
Semana do Japão
Local: Casa de Cláudio de Souza
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE