PUBLICIDADE


 

 



A hipertermia é o aumento da temperatura corporal do cachorro e pode levá-lo à morte (Divulgação)

Com a chegada do verão, cresce o número de notícias sobre animais que morrem em decorrência de altas temperaturas. Alguns casos acontecem porque pessoas deixam ou esquecem os pets em carros fechados para uma rápida saidinha, o que é totalmente reprovado por protetores e profissionais da área e pode ser considerado maus-tratos e crime. Entretanto, mesmo que o animal não seja mantido em situação extrema, a possibilidade de hipertermia deve preocupar proprietários, como explica a nutróloga veterinária Jéssica Gamberoni, da Clínica Amigo Bicho, na Montecaseros,  em Petrópolis.
 “A hipertermia é o aumento da temperatura corporal do cachorro e pode levá-lo à morte. Como prevenção recomendamos alguns passos básicos como não utilizar roupinhas nos pets, deixar vários potes de água sempre fresca pela casa e nunca passear com os animais nos horários de pico do sol, como de 10h às 16h, por exemplo, porque pode causar ferimentos nas patas dos animais devido ao solo muito quente. Mesmo fora deste horário, é preciso verificar a temperatura do chão antes de sair com o peludo”, antecipa.
O cuidado deve ser redobrado em raças também conhecidas como braquicefálicas, que são os cães com focinho achatado, como pug, buldogue francês e inglês, dogue de bordeaux, shitzu e boxer. Em caso de animais de pelo médio e longo, a preocupação é mantê-los bem tosados durante todo o período. “Ao passear, leve um cantil pet para oferecer água ao animal com frequência”, complementa.
Para animais brancos, a preocupação é com o câncer de pele. Sejam cães albinos (sem melanina, com focinhos e olhos rosados) ou não albinos (com melanina, com nariz e olhos escuros), é importante o uso de protetor solar. Os raios ultravioleta da radiação solar são altamente danosos ao DNA da camada mais superficial da pele de animais muito claros. O carcinoma espinocelular é um câncer maligno, um dos mais frequentes nos gatos e o segundo mais frequente nos cães, depois do mastocitoma (nódulo com aparência de caroço).
Para facilitar a vida de muitos tutores, o mercado veterinário tem uma série de novidades que pode deixar o dia a dia do animal bem mais fácil ao longo da estação. “Existem tapetes gelados, bebedouros com suporte de gel que podem ser deixados no congelador por algumas horas, o que vai manter a água fresquinha para o animal por bastante tempo e até coletes refrescantes para vestir no bichinho”, garante a proprietária da loja Auqmia Pet Store, Mariana Davies.
O calor facilita também a proliferação de pulgas e carrapatos, que além de provocar desconforto no animal, transmitem doenças que podem levar os animais a morte. Por isso, é fundamental que cães e gatos estejam com os antiparasitários em dia. Os medicamentos podem ser encontrados em forma de comprimidos mastigáveis, pipetas e até coleiras. Cabendo a cada proprietário escolher a apresentação  mais adequada, de acordo com a durabilidade e preço.
Segundo Jéssica, também é possível amenizar o sofrimento dos animais nesta época por meio da alimentação, aliando nutrientes saudáveis a receitas geladinhas para cães e gatos. Confira algumas delas!

*Sorvete de banana e morango*
Congelar pedacinhos de banana (sem casca) e morango. Quando estiverem congelados, bater os dois no liquidificador, no modo pulsar, bem devagar, até adquirir uma consistência semelhante a de um sorvete.

*Picolé de melancia*
Corte cubos de melancia sem casca e sem sementes. Bater no liquidificador com um pouquinho de água filtrada. Colocar em forminhas e congelar.


*Cubinhos de coco com kiwi*
Corte pequenos pedaços de kiwi sem casca, arrume em forminhas de gelo, e preencha com água de coco e congele. 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE