PUBLICIDADE


 

CINEMA
01 a 30/03 – Segunda a sexta-feira, às 19h e sábados, às 17h

Mostra de Cinema Francês
Desde os irmãos Lumiere, que ao lado do também francês, Georges Méliès, são considerados os fundadores da sétima arte, a França se destaca entre os principais países produtores de audiovisual sendo, atualmente, o polo cinematográfico mais fértil da Europa. Com uma característica bem peculiar, os filmes franceses comumente evocam o amor e as variadas turbulências que envolvem as relações pessoais. Destaque para as escolas vanguardistas da década de 1920, o realismo poético dos anos 30 e 40 e a "Nouvelle Vague" da década de 50.
Cine Humberto Mauro – Centro de Cultura Raul de Leoni  – Ingresso: gratuito


01, 02 e 03/03 – Quinta e sexta-feira, às 19h e sábado, às 17h
Em Paris (Drama)
Filme diretamente influenciado pela escola cinematográfica francesa nouvelle vague traz a história de dois irmãos ao longo de um dia. Paul (Romain Duris) está sofrendo pela perda de um intenso amor e mergulha em grande depressão. Ele muda-se para a casa de seu pai, onde também vive seu irmão mais novo, Jonathan (Louis Garrel), que tem uma existência aparentemente despreocupada com seus vários casos amorosos.
Direção: Christophe Honoré
Classificação: 16 anos 



05, 06, 07/03 – Segunda, terça e quarta-feira, às 19h                                       
Nunca Diga Nunca (Comédia)
Paris, 1830. Valentin se perde no álcool, apostas e mulheres. Ele não acredita na vida e especialmente no amor. Seu tio Van Buck acredita somente na honestidade do dinheiro e do trabalho. Mas para melhorar sua imagem pública, deseja que Valentin se case com a jovem Baronesa Cecile. Valentin, que não possui o mínimo desejo de se casar, aposta que consegue facilmente seduzi-la em 24 horas.
Direção: Eric Civanyan
Classificação: 16 anos


08, 09 e 10/03  – Quinta-feira, às 19h e sábado, às 17h
O Castelo de Minha Mãe (Drama)
Em 1990, o comediante e cineasta francês Yves Robert realizou dois filmes baseados nas memórias do escritor Marcel Pagnol (1895 - 1974): A Glória de Meu Pai e O Castelo de Minha Mãe, que formam encantadora celebração da infância e das relações familiares. O Castelo de Minha Mãe traz a continuação das aventuras da família Pagnol em férias na Provença, perto de um castelo que inspira brincadeiras.
Direção: Ives Robert
Classificação: livre


12, 13 e 14/03 – Segunda, terça e quarta-feira, às 19h
Crônica da inocência (Drama)
Perturbador e desconcertante o filme estrelado pela magnífica Isabelle Huppert traz a história de um menino de nove anos de idade, Camille, que no dia de seu aniversário comunica que deseja ir para a casa de sua verdadeira mãe. O mais curioso é que ele sabe o endereço de sua autêntica casa, um apartamento habitado pela violinista Ariane. Ela reconhece Camille como Paul, seu filho que teria se afogado há alguns anos.
Direção: Raoul Ruiz
Classificação: 16 anos


15 e 16/03 – Quinta e sexta-feira, às 19h e sábado, às 17h
Os amantes da Ponte Neuf (Drama)
Pont-Neuf, a ponte mais antiga de Paris, serve de abrigo para muitos sem-teto. É lá que Alex (Denis Lavant) conhece Michele (Juliette Binoche). Ela é uma pintora quase cega que após fugir de um relacionamento, decidiu viver nas ruas para pintar o máximo possível antes de perder a visão. Alex ganha alguns trocados fazendo performances circenses, mas é viciado em drogas. Eles se tornam amigos e amantes dividindo a dura vida nas ruas.
Direção: Leos Carax
Classificação: 14 anos


19, 20 e 21/03 – Segunda, terça e quarta-feira, às 19h
Indochina (Drama)
Indochina em tempos de colonialismo francês nos anos 1930. Eliane Devries (Catherine Deneuve) vive com a filha adotiva Camille (Lihn Dan Pham) em sua plantação de borracha. Mãe e filha vivem muito bem até ambas se apaixonarem por um jovem oficial da marinha francesa (Vincent Pérez).
O filme ganhou o Oscar de filme estrangeiro e Catherine recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz.
Direção: Régis Wargnier
Classificação: 14 anos


22, 23/03 - Quinta e sexta-feira, às 19h e sábado, às 17h
Amores Parisienses
Vários personagens e seus problemas cotidianos têm seus destinos cruzados pelas ruas de Paris. A executiva Odile (Sabine Azéma) despede um funcionário para dar uma oportunidade para o irmão de seu ex-namorado Nicolas (Jean-Pierre Bacri). Cheio de manias Nicolas não consegue decidir qual apartamento deve alugar, por mais que o corretor de imóveis Simon (André Dussollier) lhe apresente opções interessantes. Enquanto isso, Camille (Agnès Jaoui), irmã de Odile, descobre que passou vários anos de sua vida pesquisando sobre um assunto que não interessa a ninguém. Ao mesmo tempo, se apaixona por Marc (Lambert Wilson), o patrão de Simon. Por meio de mal-entendidos, o diretor do filme cria situações ora cômicas, ora dramáticas.
Direção: Alain Resnais
Classificação: 12 anos


26, 27, 28/03 – Segunda, terça e quarta-feira, às 19h
Segredos de Cabaré (Comédia)
Gabriel passou quatro décadas gerenciando o Papagaio Azul, uma casa noturna parisiense onde se apresentava como drag queen e onde seu amigo Nicky se apresentava como mágico. Após sua morte, seus afilhados vêm a Paris para cuidar dos detalhes do funeral e da herança. Sem o menor interesse em gerenciar uma casa noturna, anunciam que pretendem vender o local. Nicky deseja manter o Papagaio Azul aberto, mas não possui recursos para comprá-lo, apesar do fantasma de Gabriel visitá-lo pedindo que encontre uma solução de impedir que a casa feche.
Direção: Thierry Klifa
Classificação: 14 anos


29, 30 e 31/03 – Quinta e sexta-feira, às 19hs sábado, às 17h
Um homem, Uma mulher (Drama/Romance)
Jean-Louis Duroc (Jean-Louis Trintignant) é um piloto de corridas que engata um relacionamento com Anne Gauthier (Anouk Aimée), uma roteirista de cinema. Com um charme inconfundível, o filme nos traz seus relacionamentos familiares e profissionais de maneira divertida e tocante.
Direção: Claude Lelouch
Classificação: 14 anos


09/03 – Sábado às 19h  
Cinema360° -  Humberto Mauro, pai do cinema brasileiro
Neste mês o Cinema360° homenageia o homem por trás do nome da sala, trazendo ao público dois clássicos da produção de Humberto Mauro, pioneiro do Cinema no Brasil: A velha a fiar (1964) - Ilustração da velha canção popular do interior do Brasil, utilizando tipos e costumes das velhas fazendas em decadência e O descobrimento do Brasil  (1937) - Transcrição fílmica da Carta de Achamento do Brasil, escrita pelo escrivão da frota, Pero Vaz de Caminha. Produção: Aline Castella
Cine Humberto Mauro – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre - Ingresso: gratuito


24/03 – Sábado, às 18h
Perigo Amarelo (Documentário)
Este documentário aborda a imigração japonesa no Brasil nas décadas de 1930 e 1940, com especial destaque para os impactos advindos com a Segunda Guerra Mundial. A partir de depoimentos de japoneses que testemunharam este período, o documentário traz para o público histórias silenciadas e indícios do passado que não podem ser apagados.
Produção e direção: Jorge Randel/ David Leal/Mauro Gil
Cine Humberto Mauro – – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre - Ingresso: gratuito



GRATUITAS

DANÇA
Sábados, às 15h e domingos, às 12h
Dança Folclórica Alemã
Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Petrópolis se apresentam mantendo viva a tradição dos primeiros colonos.
Museu Imperial - Classificação: livre – Ingresso: gratuito

03/03 – Sábado, às 19h30
Na rua também tem arte
Espetáculo que traz como tema a Cultura de Rua através da dança.
Produção: Ritmo das ruas   
Teatro Afonso Arinos – Classificação: livre – Ingresso: R$ 10,00

04/03 – Domingo, às 14h
Mad Battle
O evento vem proporcionar a Petrópolis mais uma reunião de jovens e amantes da arte e cultura, incluindo dançarinos de MG , RJ e SP. A Mad Battle vem nessa sua primeira edição, com a intenção de unir jovens e adultos em prol da cultura Hip-Hop na cidade. Jurados de grupos de dança do Rio de Janeiro avaliarão os dançarinos nas batalhas e ministrarão cursos pela manhã. Cursos ministrados: House Dance, Hip-Hop, Wacking/Vogue e Break Dance.Organização e direção: Renan Dantas.
Produção: Ritmo das ruas
Teatro Afonso Arinos – classificação livre – ingresso: R$ 5,00



DESTAQUE
Museu Imperial em festa
Em março o Museu Imperial preparou uma programação especial em comemoração ao aniversário da cidade e aos 72 anos de sua criação com muita música, exposição, palestra, além de oferecer visitação gratuita para sua visitação e seus tradicionais espetáculos Som e Luz e Um Sarau Imperial.
Museu Imperial – Classificação: livre – Ingresso: Ingresso

Confira a programação:

04/03 – Domingo, às 16h
Concerto do Dia Nacional da Música Clássica
Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis, conjunto Anima e Cuore e Coral da UCP
Sala da Batalha de Campo Grande

16/03 – Sexta-feira, a partir das 11h
Comemoração do aniversário de Petrópolis

11h às 18h – Visitação gratuita ao Museu

15h - Plantio de Palmeira Imperial no jardim do Museu Imperial

15h30 – Solenidades:
Inauguração da exposição “Artistas Italianos no Brasil Imperial” – parte das comemorações do Ano da Itália no Brasil
Lançamento do folder do setor de Museologia do Museu Imperial
Lançamento do volume III do Almanaque Petrópolis - “A estrada de ferro e as viagens de trem”

20h e 21h- Espetáculo Som e Luz
Gratuito, mediante retirada de convites na bilheteria do Museu

23 e 24/03 – Sexta-feira e sábado, de 9h às 18h
Seminário “O Brasil de volta aos trilhos”
Apresentações e debates sobre as estradas de ferro brasileiras.
Mais informações: www.museuimperial.gov.br
Cine Teatro Museu Imperial

29/03 – Quinta-feira, 16h
Comemoração dos 72 anos da criação do Museu Imperial
Lançamento do folder sobre a viagem de d. Pedro II aos Estados Unidos da América e Palestra “D. Pedro II: viagens de conhecimento e reconhecimento” – apresentação pela equipe do Arquivo Histórico do Museu Imperial do “Conjunto documental relativo às viagens do imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo Mundo”, que concorre ao registro internacional do Programa Memória do Mundo, da Unesco.
Cine Teatro Museu Imperial

18/03 – Domingo, às 19h
Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura
Solenidade de entrega da 3ª edição do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura.  As categorias que concorrem ao prêmio são: Música Popular e Música Erudita, Artes Visuais, Teatro, Literatura, Dança, Comunicação, Categoria Especial, Notório Reconhecimento, Audiovisual, e Produção Cultural. Este ano, a grande homenageada da noite será a professora Myriam Daulsberg que receberá o prêmio Notório Reconhecimento pelo conjunto da obra.
Theatro D. Pedro – Classificação: livre – Ingresso: gratuito

EXPOSIÇÕES
Exposição permanente – Terça-feira a domingo, de 10h às 19h
Ateliê Sonia Maria Artes
Pinturas, desenhos e gravuras da artista plástica que sempre se dedicou à uma busca constante do belo nas diversas técnicas utilizadas
Ateliê Sonia Maria Artes – Av. Country Club, 2360 – Calembe – Nogueira – Visitação mediante agendamento prévio: tel: (24) 2221-6393

Exposição permanente – Diariamente, de 10h às 16h
Associação Artesanato Petrópolis
Criada em 2007, com o objetivo de levar o melhor do artesanato em Petrópolis, a Associação oferece através de 30 artistas, trabalhos diversificados, únicos e todos feitos a mão.
Centro de Informações Turísticas Pórtico do Quitandinha - Avenida Ayrton Senna, s/nº

02 a 25/03 – Segunda-feira a sábado, de 9h às 18h e domingos, de 12 às 17h
Sopef e Convidados
Exposição de fotografia da Sociedade Petropolitana de Fotografia.
Espaço Alternativo – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre – Ingresso: gratuito

02 a 25/03 – Segunda-feira a sábado, de 9h às 18h e domingos, de 12 às 17h
Tânia Dickie – Emoções em pinceladas 
A mostra traz em cada um dos estilos um pouco da soma de cada momento de da vida da artista.
Organização: Tânia Dickie
Galeria  Van Dijk - Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre – Ingresso: gratuito                       

02 a 25/03 – Terça-feira a sábado, de 13h às 18h e domingos, de 12 às 17h
Abstrações Berner 
Desde 1964 o artista plástico Walter Berner  tem em seu acervo obras abstratas nunca antes trazida a público. Nesta mostra individual serão apresentadas doze obras de expressivas dimensões realizadas desde os anos 90 até agora, através das quais revela uma diversidade de técnicas, efeitos plástico e óticos, bem como as realizações policrômicas em pararelo com a "tricromia" (a combinação das três cores primárias) e sua quase exclusiva técnica de pintura  com pigmentos minerais (óxidos extraídos da terra).
Galeria Djanira – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre – Ingresso: gratuito

02 a 25/03 – Terça-feira a sábado, de 13h às 18h e domingos, de 12 às 17h
Comemoração pelos 169 anos de Petrópolis
Exposição comemorativa ao aniversário da cidade traz obras de diversos artistas locais e de cidades vizinhas, com diversos segmentos e técnicas. Tendo como tema Petrópolis esta mostra coletiva traz os diferentes olhares dos artistas sobre a Cidade Imperial.
Coordenação: Marly Bárbara, presidente da Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais ABD.
Curadoria: Tânia Leal
Galeria Aloísio Magalhães – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classificação: livre – Ingresso: gratuito

ESPETÁCULOS
Quintas, sextas-feiras e sábados, às 20h.
Som e Luz
Fatos marcantes vividos na segunda metade do Século XIX pela Família Imperial brasileira, através de um espetáculo que mostra momentos da História do Brasil, com efeitos especiais de iluminação, sonorização e cenografia.
Museu Imperial - Ingressos: Adultos: R$ 20,00 - Estudantes e professores e idosos +60 - R$ 10,00 – Menores de 7 anos e Idosos +80 – GRATUITO - Pacote familiar: 2 adultos + 2 estudantes ou 2 idosos=R$ 50,00
Ingresso Promocional para Moradores e Petropolitanos mediante identificação (Identidade/Comp. Residência) - SOMENTE ÀS SEXTAS-FEIRAS: R$ 5,00.
Apresentações especiais para empresas/grupos - Reservas:
someluz@museuimperial.gov.br ou pelo telefone (24) 2245-4668.

Sextas e sábados, às 18h30
Um Sarau Imperial
Dramatização interativa que tem como personagens a princesa Isabel, suas amigas Amandinha Paranaguá (baronesa de Loreto), Condessa de Barral, Adelaide Taunay e o professor de música da princesa, Isidoro Bevilacqua, que recebem convidados especiais para uma reunião social.
Museu Imperial – Classificação: Livre - Ingressos: Mediante agendamento prévio (24) 2245-4668. Mínimo de 100 pessoas. Adultos R$ 10,00 - Estudantes, professores e idosos +60 R$ 5,00

FESTAS E BAILES
14/03 - Quarta-feira, às 15h 
Baile da Feliz Idade com a banda Pássaro de Prata
Tradicional baile direcionado às pessoas acima de 55 anos. Com apresentações especiais de bandas locais.
Petropolitano F.C. – Av. Roberto Silveira, nº. 82 - Centro – Ingresso: gratuito

28/03 – Quarta-feira, às 15h 
Baile da Feliz Idade com a banda Pássaro de Prata
Tradicional baile direcionado às pessoas acima de 55 anos. Com apresentações especiais de bandas locais.                                                                                                                                 
Esporte Clube Pedro do Rio – Estrada União Indústria nº. 19.574 – Itaipava
Ingresso:gratuito

MÚSICA
04/03 – Domingo, às 10h30
Apresentação da Banda Euterpe
Banda tradicional da Cidade, que faz diversas apresentações itinerantes.
Praça Luiz Furtado da Rosa - Corrêas - Classificação: livre – Ingresso: gratuito

08/03 – Quinta-feira, às 19h 
Petrópolis em Serenata – Homenagem ao compositor instrumentista – Antenógeneses Honório da Silva
O Petrópolis em Serenata percorrerá as ruas de Pedro do Rio com suas canções inesquecíveis.
Roteiro: Início – Rua Capitão José Leal – altura do nº 496 – Pedro do Rio - Classificação: livre – Ingresso: gratuito

Destaque
09, 16, 23 e 28/03
SESI Cultural
Sucesso em 2011, o SESI Cultural, uma realização do Sistema FIRJAN – SESI/RJ em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo está de volta. Até dezembro acontecerão 40 grandes atrações da cena artística nacional, mescladas com talentos do universo musical de Petrópolis.
Produção: Viva Cultura Planejamento Cultural.

Confira a programação deste mês:

09/03 – Sexta-feira, às 20h
Mart’Nália
A cantora traz um show irresistível, em que os principais ingredientes são o ritmo, a dança e o suingue que correm nas veias musicais da artista, uma das grandes vozes do mundo do samba.
Theatro D. Pedro – Classificação: 16 anos – Ingresso: R$ 20,00

16/03 - Sexta-feira, às 20h
Circuito Instrumental - Com Gabriel Sater
Filho de Almir Sater, o artista apresenta uma viagem fascinante, celebrando a música brasileira e os sons da América Latina com temas instrumentais requintados, que passeiam pelos mais diversos estilos musicais.
Palácio de Cristal – Classificação: 16 anos – Ingresso: R$ 10,00

23/03 – Sexta-feira, às 20h
Eu vi Elis sorrindo - Elohim Seabra canta Elis Regina
Em 2012, completam-se 30 anos de saudades de uma das maiores artistas da música brasileira. Para homenageá-la, um passeio evocativo por grandes clássicos da MPB, com pérolas que foram registradas na voz inesquecível da Pimentinha.
Theatro D. Pedro – Classificação: 16 anos – Ingresso: R$ 20,00

28/03 – Quarta-feira, às 15h
Clipipoca – Zé Zuca e a orquestra de brinquedos
Alegre, interativo e muito bem humorado, o espetáculo traz músicas com temáticas ligadas à vida, à natureza e à amizade, como: “Salada de frutas”, “Amigos do peito”, “Seu rosto”, “Livros”, ”Vida” e “Jacaré Espaçonave do Céu”.
Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni – Classficação: livre – Ingresso: R$ 10,00

09/03 – Sexta-feira, às 20h    
Lançamento do CD Caiçara
O músico, violonista e compositor José Henrique Nogueira apresenta seu novo trabalho independente, com produção musical de David Ganc e repertório de músicas autorais instrumentais. Neste trabalho, passeia pela bossa nova, o clássico, o choro, o jazz, o bolero e o flamenco. Além de suas composições, Nogueira interpreta outras canções conhecidas do público, que fizeram parte de sua experiência em espaços culturais e casas noturnas do Rio de Janeiro. 
Banda: Marcos Martins (violão/guitarra) e Felipe Cotta (percussão). Participações especiais de Marcílio Lopes (Bandolim do Grupo Água de Moringa) e Sandro Guimarães (sax).
Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni - Classificação: livre – Ingresso: R$ 20,00

11/03 – Domingo, às 18h
Banda Generais Marcianos
Existe vida inteligente em outro planeta? É com essa premissa que a banda Generais Marcianos entra no cenário petropolitano, com a proposta de levar boas canções autorais (como Maria Flor), ao público. A banda surgiu em 2008 e desde então vem se apresentando em vários locais com seus ritmos pop-rock, reggae, blues, baião,  samba, entre outros.
Produção: Julian Tamancoldi
Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni - Classificação: livre – Ingresso: R$ 14,00

18/03 – Domingo, às 10h30
Banda 1º de Setembro
Apresentação da tradicional Banda de Cascatinha fundada em 1910.
Praça da Liberdade – Centro - Classificação: livre – Ingresso: gratuito

18/03 – Domingo, às 11h30
Coral Municipal de Petrópolis
Apresentação de repertório sacro, com compositores variados.
Regente: Maestro Paulo Afonso
Catedral São Pedro de Alcântara – Centro - Classificação: livre – Ingresso: gratuito

22/03 – Quinta-feira, às 18h30
Projeto Arte-Educação do CDDH
Apresentação do Coral Nheengaecoporanga e um grupo de percussão que utiliza instrumentos construídos a partir de materiais recicláveis, além de uma pequena apresentação dos demais projetos de Arte-Educação do Centro de Defesa dos Direitos Humanos.
Produção: Centro de Defesa dos Direitos Humanos
Teatro Afonso Arinos - Centro de Cultura Raul de Leoni - Classificação: livre – Ingresso: gratuito

22/03 – Quinta-feira, às 19h
Petrópolis em Serenata – Homenagem ao compositor/cantor – Luiz Cláudio de Castro
O projeto segue pelas ruas da Castelânea interpretando verdadeiras poesias musicadas.
Roteiro: Início – Rua Paulista – Castelânea - Classificação: livre – Ingresso: gratuito

29/03 – Quinta-feira, às 20h
Serenata Imperial
O projeto fundado em maio de 1997, tem o objetivo de resgatar a música de boa qualidade e grandes nomes da MPB, cantando o amor nas mais lindas canções.
Palácio de Cristal – Classificação: livre – Ingresso: gratuito

TEATRO

Destaque
28/03 – Quarta-feira, às 20h30

Favela
Espetáculo dirigido por Rodrigo Santana, que narra um dia comum de uma comunidade. Essa Favela é apresentada por Thalita Carauta em quatro personagens que dão humor a essa realidade: Clarete, uma vendedora de calcinha barraqueira; Dona Sanatinha, uma pregadora suspeita; Fininho, o chefe da Favela e a sedutora Janete, a radialista que dá dicas de sedução.
O espetáculo começa com a favela acordando, como seria num dia qualquer, não fosse uma festa oferecida por Fininho que engrena o espetáculo para um desfecho inusitado das personagens.
Produção: Petrópolis em Cena
Theatro D. Pedro – Classificação: 14 anos – Ingresso: R$ 50,00 (50% para clientes Unimed)

Teatro Infantil
24/03 – Sábado, às 16h 
Os Saltimbancos e a Cidade Real
No mês de aniversário da cidade, a Cia Nós do Asfalto apresenta  “Os Saltimbancos e a Cidade Real. No palco,  atores transformaram o espetáculo em momentos lúdicos de mágica com tom de realidade. Os Saltimbancos – Jumento, Cachorro, Galinha e Gata – tomam uma importante decisão: fugir de seus patrões para a cidade grande. Tendo cada um uma personalidade distinta, eles decidem montar um grupo de música até chegar a essa cidade e a medida que vão falando sobre esse local, descobrem que a vida não é tão fácil assim, mas que a arte prevalece em seus corações, podendo trazer alegria para aqueles que o assistem. Produção: Petrópolis em Cena
Theatro D. Pedro – Classificação: livre – ingresso: R$ 30,00 (50% para clientes Unimed).
Eventos com cobrança de ingresso – 50% de desconto para estudantes e maiores de 65 anos. Qualquer alteração nos eventos divulgados é de responsabilidade de seus organizadores.




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE