PUBLICIDADE


 

 



   
   Com projeto de acessibilidade pioneiro no Estado do Rio, foi inaugurado na última sexta-feira o Centro Cultural 14 Bis, anexo à Casa de Santos Dumont, a “Encantada”, assim chamada pelo Pai da Aviação. O Prefeito Paulo Mustrangi chamou à atenção para o especial momento que vive a Cultura do Município e disse que “poucas cidades têm um espaço como esse, que dá oportunidade de acesso aos portadores de necessidades especiais, ao turista e é motivo de orgulho para os petropolitanos”.
    O sobrinho neto de Santos Dumont, Dr. Jorge H. Dodsworth, declarou que estava sendo concretizado um sonho acalentado há 21 anos, destacando o papel fundamental do prefeito e equipe na consolidação da obra de Santos Dumont. O Presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Gilson Domingos, registrou o avanço para a Cultura e o Turismo de mais esse espaço com a difusão da obra e da vida de Santos Dumont. 
    A solenidade contou com a apresentação do Coral Municipal de Petrópolis, sob a regência do maestro Paulo Afonso Filho, e a participação do Coral da Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont ,com a linguagem de sinais. Ao final da solenidade, réplicas do busto do Pai da Aviação foram oferecidas ao Dr. Jorge H. Dodsworth pelo prefeito Paulo Mustrangi, ao sobrinho bisneto de Santos Dumont, Dr. Alberto Dr. Wanderley e à Tenente Marques (representante do Brigadeiro do Ar, Márcio Cardoso, Diretor do Museu Aeroespacial) pelo Vice-Prefeito Oswaldo Costa Frias e à filha do Dr. Jorge, Sylvia Dodsworth Penna por Gilson Domingos. Participaram também da inauguração, a coordenadora do Centro Cultura 14 Bis, Marisa Guadalupe e o Secretário de Governo, Charles Rossi, cuja participação no projeto foi importante enquanto foi presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. 
    O Centro Cultural 14 Bis fica na rua do Encanto, nº 158, centro e estará aberto à visitação a partir de terça-feira, dia 03 de abril, das 9h30 às 17h, com ingressos a R$ 5,00 para crianças de 7 a 10 anos de idade, estudantes e adultos de 60 a 64 anos de idade pagam meia-entrada; crianças até 6 anos e maiores de 65 anos de idade têm entrada franca, funcionando de terça a domingo,
    O novo espaço, que contou ainda com recursos do Governo Federal e da Secretaria de Estado de Cultura, está no prédio que da antiga casa da governanta de Santos Dumont, dona Eulália e onde funcionou uma escola municipal. Conta com maquete tátil interna e externa, DVD em libras, catálogo em braile, áudio guide, réplicas de dependências do museu, como o banheiro de Santos Dumont, rampa e plataforma eletrônica enclausurada para que pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou auditiva, possam conhecer da história do Pai da Aviação. O projeto determina ainda oficinas pedagógicas, café temático, salas multimídia e de exposições, sala de convivência e guias para visitas orientadas em português, inglês e espanhol.    

FONTE: Ascom
FOTOS: Isabela Lisboa

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE