Em setembro, a biblioteca infantil Rocambole, do Museu Imperial, irá realizar atividades em comemoração à chegada da primavera, ao Dia da Árvore e ao aniversário de Sylvia Orthof, importante escritora de literatura infantil brasileira. Na programação, estarão ainda ações voltadas para a sexta edição da Primavera dos Museus, que tem como tema “A função social dos museus”.
Sylvia Orthof, que completaria 80 anos no dia 03 de setembro, será homenageada com a leitura de seu livro “O sapato que miava”. A contação será no dia 06, às 14h30, seguida de oficina criativa.Autora, ilustradora e poetisa, Sylvia Orthof começou a escrever histórias para crianças no início dos anos 1980, tendo recebido inúmeros prêmios, como o Jabuti e o APCA, e possuindo mais de cem livros publicados.
Para a chegada da primavera e o Dia da Árvore, a Rocambole oferecerá uma contação de história do livro “O castor jardineiro”, de Lars Klinting, nos dias 05 e 19 de setembro, às 14h30. Em seguida, as crianças participarão de um plantio de sementes e terão contato com o acervo da biblioteca.
Outra atividade ligada ao meio ambiente será a contação da obra “O livro das árvores”, dos índios Ticuna. O livro apresenta a intensa e rica relação dos índios Ticuna, do Amazonas, com as árvores que formam a floresta, focando no valor e no significado de várias espécies para a sua sobrevivência física e cultural. A leitura, que acontecerá nos dias 12 e 26, às 14h30, será seguida de leitura espontânea na biblioteca.
Ainda relacionada à chegada da primavera, será lido o livro “A horta da Ethel”, de Celso Sisto, no dia 13, às 14h30. A obra narra as peculiaridades do universo de Ethel, uma velhinha simpática, incansável e dona de uma horta encantada. Após a contação da história, haverá uma oficina criativa.
O Dia da Árvore será lembrado também no dia 20 de setembro, com uma visita aos jardins do Museu Imperial a partir das 14h30. Na atividade, as crianças poderão conhecer curiosidades sobre a construção dos jardins, identificar a riqueza e variedade de suas árvores e reconhecer o local como importante reserva ecológica da cidade de Petrópolis. Em seguida, será desenvolvida uma oficina criativa utilizando materiais orgânicos extraídos do local.
 Dentro da programação da 6ª Primavera dos Museus, acontecerá a contação do livro “Dança Down”, de Cláudia Cotes. A obra conta a história da menina Aninha, que conhece uma nova amiga na escola, a Cuca, que tem Síndrome de Down. A história é narrada de um jeito especial para que todas as crianças possam ler e provar que as diferenças podem conviver harmoniosamente.
Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados. As instituições interessadas podem realizar o agendamento junto ao setor de Educação do Museu Imperial, através do telefone (24) 2245-7735.
A Biblioteca Rocambole funciona de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos, e na parte da tarde para atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por cerca de 500 títulos, entre os quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.
A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole e outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo podem ser acessadas no Blog da Biblioteca:http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e à tarde (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Twitter: @museuimperial
Google+: Museu Imperial / Ibram / MinC

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

PREÇOS
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito.

FONTE: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.