A Folia de Reis vai alegrar a cidade e encerrar a programação do Natal Imperial na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, com o grupo Três Magos do Oriente. A folia, comandada pelo mestre Manoel Domingos Santos, começa na Praça da Liberdade a partir das 11h e se estende para o Palácio de Cristal a partir das 16h. Este será o segundo ano consecutivo de inclusão da Folia de Reis à programação natalina de Petrópolis, promovida pela Prefeitura por meio da Fundação de Cultura e Turismo e da Setrac (Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania).
Originária da Espanha e de Portugal, a folia comemora a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Trazida pelos portugueses, fortaleceu-se entre nós no século XIX, sobretudo nas pequenas cidades do interior, em estados como Bahia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.  Vestidos com figurinos de inspiração medieval – incluindo um palhaço – os integrantes representam os personagens da cena natalina com música, dança e versos.  Os participantes dos cortejos, tendo à frente a bandeira do Divino, caminham pela cidade, brincam com as pessoas e entram pelas casas que os convidam, onde são recepcionados com um lanche ou refeição, já que, de acordo com a tradição, muitos deles saem de suas casas na noite de Natal e só retornam na noite do Dia de Reis.
O grupo Três Magos do Oriente foi fundado há mais de 50 anos, em Três Rios, e é dirigido pelo Mestre Manoel Domingos dos Santos, de 89 anos. “Recebi a obrigação do meu pai, que a recebeu do meu avô, e me sinto muito feliz. É uma honra!”, ele diz com orgulho. E mantém a tradição de pai para filho, com os membros de sua família sendo iniciados no grupo desde bem pequenos.

O Natal Imperial mantém a movimentação do Palácio de Cristal ao longo de todo o fim de semana com as barracas de lanches e petiscos e as de artesanato. O funcionamento é das 10h às 22h no sábado e domingo, e das 10h às 20h na terça-feira, quando se encerra toda a programação.  No sábado, 3 de janeiro, acontece a apresentação da Banda Marcial Wolney Aguiar a partir das 18h. Mais informações: Disque Turismo 0800 024 1516.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.