PUBLICIDADE


 

 



Além do selênio ela possui outros compostos benefícios à saúde humana (Divulgação)

por Gabriela Guimarães
Nutricionista*

Conhecida como Rainha da Floresta Amazônica, a majestosa castanheira produz a castanha-do-brasil, uma semente muito saborosa de alto valor nutritivo e por isso muito valorizada no mercado nacional e internacional. Ocorre praticamente em toda Amazônia nas áreas de florestas de terra firme e tem relação direta com a conservação ambiental. Ela também é conhecida pelos nomes: castanha-do-pará, castanha-da-amazônia, castanha, castanheira, castanha-verdadeira, castanheiro, amendoeira-da-América, castanha-mansa e muitos outros.
A castanha-do-brasil é considerada a maior fonte de selênio alimentar. O selênio exerce inúmeras funções em nosso organismo, participa de enzimas que podem reduzir o grau de estresse oxidativo, auxilia no metabolismo da glândula tireóide e pode reduzir o risco de câncer, principalmente de próstata. Entretanto, o excesso de selênio pode ser tóxico.
A recomendação de consumo desse micronutriente é de 55μg/dia. Uma noz de castanha, que em geral varia de 3 a 5 gramas, já proporciona quantidades bem superiores a esta recomendação. Dependendo da região de origem da castanha e das condições climáticas a concentração de selênio na castanha pode variar, desde 30 μg/grama até 115 μg/ grama. 
A castanha-do-brasil, além do selênio, possui outros compostos benefícios à saúde humana, como diversos macro e micronutrientes além de substâncias bioativas. Portanto, apenas a ingestão diariamente de uma noz de castanha-do-brasil já é suficiente para suprir as necessidades diárias do micronutriente selênio.

(*) Especializada em Nutrição Clinica e Estética
Rua Santos Dumont, 420 – Centro, Petrópolis (RJ)

Bolo delicioso de castanha

Sabe aquele bolo que vai muito bem com café ou chá num lanche da tarde ou logo cedo começando o dia? A Chef Sonia Carvalho ensinou essa receita para o Caderno de Gastronomia do Caderno de Gastronomia que, alem de simples, é deliciosa. “É dos bolos que eu gosto, fácil de preparar, delicioso e com ares de requinte”, conta. Confira!

Ingredientes:
4 0vos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de castanha triturada
1 xícara de leite
4 colheres de manteiga rasas
3 xícaras de trigo
1 colher sopa de fermento em pó

Preparo
Bater o açúcar com as gemas até formar um creme claro. Depois acrescente o leite, trigo, depois a castanha, as claras em neve e, por ultimo,  misturar delicadamente o fermento. Assar em forma untada e polvilhada em forno pré aquecido aproximadamente 30 minutos. “Eu uso forma de buraco no meio”, finaliza a chef.



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE